QUADRA DE TÊNIS

20170412_194024

 

QUADRA DE TÊNIS

 

Art. 50. Horário de uso de acordo com o funcionamento do clube (consulte o site na internet www.colider.aabb.com.br).

§  Não é permitido o uso às segundas-feiras.

§  Não utilizar a quadra em dias de chuva e/ou com a superfície excessivamente molhada, provocando desgaste precoce do piso e produzindo desníveis.

 

Art. 51. Para a prática do tênis, é obrigatório o uso de equipamento adequado para este esporte, tais como raquete, bola e calçado apropriado.

 § 1º. O calçado deve ser obrigatoriamente de sola baixa e reta, sem qualquer tipo de cravo, travas, friso alto ou ondulações no solado, para que o mesmo não danifique o piso da quadra.

 

Art. 52. Antes de iniciar a partida, os tenistas associados deverão preparar a quadra da seguinte forma:

1- Passar o “vassourão”/rede em toda a quadra para espalhar o saibro.

2- Limpar as linhas com a vassoura.

3- Em época de seca ou quando necessário, molhar a quadra de modo que não encharque o piso.

§ 1º. Após os procedimentos, guardar os equipamentos de manutenção no fundo da quadra.

§ 2º. A cada duas horas de uso, ou quando necessário, deve-se molhar a quadra novamente.

 

Art. 53. As quadras serão ocupadas por tempo indeterminado somente quando não houver associados esperando.

§ 1º. Quando houver associados esperando, o tempo de ocupação será o da duração de um “set completo” (melhor de 11 games, tendo como vencedor o jogador que ganhar 6 games) com decisão em “tie-break”. Se não estiver sendo jogado o “set”, o tempo de ocupação será de 30 (trinta) minutos, a contar da chegada de outros tenistas associados.

§ 2º. O set poderá ser disputado em menor duração de games quando acordado entre os tenistas presentes, tendo o parágrafo anterior como duração máxima.

 § 3º. Havendo mais de 4 tenistas na fila de espera, será dada preferência para jogos de duplas.

§ 4º. A cada set jogado, o perdedor deverá ceder seu lugar ao próximo tenista associado que estiver à espera, sendo observada ordem de chegada; exceto quando segunda partida consecutiva do seu oponente, neste caso o jogador que disputou duas partidas consecutivas cederá seu lugar.

 

Art. 54. Após o uso dos refletores, os mesmos deverão ser desligados pelo último tenista a deixar a quadra.

 

Art. 55. Estes procedimentos importam para a correta utilização da quadra; os observar a manterá em condições de jogo adequadas por mais tempo, preservando o patrimônio do clube.

 

Art. 56. Qualquer descumprimento dos procedimentos acima citados, hipótese de má utilização da quadra ou desrespeito entre associados, estará sujeito a punição de acordo com o estatuto/regimento interno.